Risoto de Limão Siciliano



Ingredientes:
½ kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
1 cebola pequena cortada bem miudinha
4 colheres de manteiga sem sal
1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
2 tabletes de caldo de legumes dissolvido em 2 litros de água
1 1/2 limão siciliano grande (rale as cascas e reserve)
100 gramas queijo parmesão ralado

Modo de Preparo
Etapa 1
Ferva 2 litros de água e dissolva os tabletes de caldo de legumes. Em uma panela grande aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. 
Aumente o fogo e adicione o arroz e frite-o. Mexa ele constantemente para não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer.
Etapa 2
Assim que o vinho evaporar acrescente a primeira concha de caldo quente. Não parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Exprema 1/2 limão (cuidado com os caroços) no arroz e em seguida vá acrescentando o caldo até que o arroz fique macio, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Esprema mais 1/2 limão e mexa.
Etapa 3
Esprema a última metade de limão. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo ralado e mexa bem, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga. Isso ajudará o seu risoto a ficar brilhoso.
Sirva imediatamente
Quantidade: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Sirva com vinho branco chardonnay

2 comentários: